Financiamento para construção: como funciona e passo a passo para obter

Financiamento para construção como funciona e passo a passo para obter

Sabia que é possível financiar até 80% do valor da sua obra? Veja tudo sobre financiamento para construção e transforme o sonho da casa própria em realidade

Existem inúmeras vantagens em construir o seu próprio imóvel: você pode, por exemplo, personalizar cada detalhe, desde a planta até o acabamento. Fora que, depois que fizer a mudança, os custos com reparos e manutenção serão bem menores em uma edificação nova. E o primeiro passo para alcançar o sonho da casa própria é aprender como conseguir financiamento para construção.

Assim sendo, a Cerâmica Ermida preparou um especial para você entender como esse tipo de empréstimo funciona, quais são os valores cobertos e as taxas de juros, bem como um passo a passo para você conseguir o seu. Confira!

O que é financiamento para construção?

Conseguir crédito imobiliário não é exclusividade de quem vai adquirir uma casa pronta. No financiamento para construção, o banco financia tanto a compra do terreno quanto a obra em si. Desse modo, alguns dos requisitos para conseguir esse empréstimo são:

  • Ser maior de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;
  • Ter nacionalidade brasileira ou um visto permanente;
  • Contar com capacidade civil, bem como de pagamento;
  • Não possuir o nome em cadastros de devedores, como SPC e SERASA, por exemplo;
  • Não ter nenhum empréstimo nem financiamento em andamento;

O banco financia até 80% do valor total e é possível usar o FGTS para abater as parcelas, se acaso tiver 3 anos ou mais de carteira assinada. A garantia do financiamento é a alienação fiduciária, isto é, o próprio imóvel é usado para avalizar o pagamento. Assim, em caso de inadimplência, ele pode ser tomado pelo banco para quitar o saldo devedor.

A taxa de juros é de 5% ao ano e o preço de cada prestação não pode comprometer mais do que 30% da sua renda familiar bruta. Além disso, famílias com renda inferior a R$ 3600 podem se qualificar para conseguir subsídios.

Como funciona o financiamento para construção?

Cada instituição financeira tem as suas próprias regras e condições de financiamento para construção. Desse modo, o ideal é pesquisar em vários bancos para encontrar aquele que oferece as melhores taxas e prazos para você.

Em seguida, você confere o passo a passo referente à Caixa Econômica Federal, que oferece uma das principais opções de crédito nessa modalidade.

1. Simulação do financiamento

Antes de mais nada, é necessário entender a sua possibilidade real de crédito. O banco coleta suas informações pessoais a fim de determinar o valor máximo que pode ser financiado, o preço da prestação e o prazo de pagamento.

2. Análise da documentação

Depois que fizer a apresentação da documentação básica para solicitação de crédito imobiliário, o banco avalia a possibilidade de uso do FGTS. É nessa etapa também em que se determina o melhor tipo de financiamento para cada cliente.

3. Compra do lote

Enfim, chega a hora de adquirir o terreno. É importante fazer essa escolha de acordo com as suas possibilidades de crédito. Aqui, é possível que a loteadora exija o pagamento de um sinal para garantir a compra até que o banco faça o repasse do financiamento.

4. Elaboração do projeto, orçamento e cronograma

Em seguida, é necessário contratar um engenheiro ou um arquiteto para providenciar todos os documentos para construção. É importante que o projeto seja feito conforme as exigências do banco e que passe por aprovação na prefeitura.

5. Financiamento junto ao banco

A instituição financeira fará uma avaliação de engenharia e, logo após, ocorre a assinatura do contrato do financiamento para construção na agência. Assim que esse contrato for registrado no cartório de imóveis, o crédito é liberado.

Cerâmica Ermida: materiais que cabem no seu bolso

Por fim, boa parte de uma obra financeiramente saudável depende da escolha certa dos materiais básicos para construção. E, na Cerâmica Ermida, você encontra blocos com o melhor custo-benefício do mercado.

São dezenas de tipos de blocos estruturais, de vedação, especiais e canaletas para a sua obra. Todos com alta qualidade, mas com preços que cabem no seu bolso. Fale conosco e solicite seu orçamento ainda hoje!

Recommended Posts