post-dicas-planejamento-economizar-construcao

5 dicas de planejamento para economizar na construção

Você sabia que, com um pouco de organização e preparação, é possível gastar menos com a sua obra? Descubra como a seguir!

Qualquer pessoa que já realizou uma obra sabe o quão difícil e estressante pode ser construir sua casa dos sonhos sem extrapolar o orçamento. Isso porque é comum acontecerem imprevistos, erros nos cálculos dos materiais necessários ou pode, ainda, surgir a necessidade de incorporar novos detalhes ao projeto durante a execução.

Contudo, organização e planejamento são a resposta para quem procura economizar na construção. A fim de tornar esse processo mais simples para você, preparamos 5 dicas para gastar menos na sua obra. Confira!

1. Contrate especialistas

Para que o seu lar ideal saia do papel e se torne realidade, é essencial contratar um engenheiro ou um arquiteto. Afinal, é esse profissional que vai criar um projeto que atenda a todas as suas necessidades, mas que, ao mesmo tempo, possa ser colocado em prática por qualquer construtor. Dessa forma, garante-se, como resultado, um imóvel seguro, funcional e durável.

Além disso, é necessário ter o cuidado de contratar mão de obra qualificada para executar esse projeto. Procure sempre pedreiros com boas referências e certifique-se de que eles entregam serviço de alta qualidade e são capazes de manusear todos os materiais que serão utilizados.

2. Inclua todos os detalhes no projeto

Quanto mais detalhado for o seu planejamento, menor é o risco de você precisar acrescentar novos itens ao projeto conforme ele for sendo executado. Dessa forma, é possível minimizar refações, evitar desperdício de material e diminuir tanto os gastos quanto o tempo final da obra.

Sem dúvida, fazer um projeto mais minucioso com um profissional qualificado significa um custo inicial mais alto. Entretanto, no final das contas, é um investimento que vale a pena.

3. Construa por etapas

Executar mais de uma fase da obra ao mesmo tempo pode parecer uma boa solução para economizar tempo e dinheiro. Contudo, a falta de organização pode comprometer a qualidade do serviço e resultar em problemas e mais despesas no futuro.

Procure obter  também o orçamento médio para cada etapa. Assim, você consegue separar o valor necessário para cada uma delas antes de seu início, evitando que a construção fique parada. E, se surgirem imprevistos, você pode ainda ajustar os gastos das outras fases para compensar.

4. Negocie descontos para economizar na construção

Comprar a maioria dos materiais do mesmo fornecedor, fábrica ou loja é uma boa forma de economizar na construção. De maneira geral, quando você adquire produtos em grandes quantidades, o vendedor oferece um preço melhor e é possível negociar descontos.

Ademais, itens decorativos, como móveis e luminárias, podem ser comprados pela internet por preços mais acessíveis. Em lojas online é possível até encontrar objetos usados, em bom estado, e muitas vezes com preços mais atrativos, se comparados aos novos. Uma dica importante:  tome cuidado e certifique-se de que o site é confiável, antes de obter ou fornecer qualquer tipo informação pessoal.

5. Realize vários orçamentos

Por fim, é fundamental orçar pelo menos 3 profissionais de cada área, como arquitetos, engenheiros, pedreiros, eletricistas ou qualquer pessoa que você deseja contratar com o propósito de escolher o serviço que cabe dentro do seu orçamento.

Mas atenção: desconfie de preços muito baixos e procure pesquisar também a credibilidade de cada contratado, a fim de optar por aquele que vai entregar o melhor resultado.

O mesmo vale na hora de cotar os materiais para a obra, então, escolha sempre os itens que oferecem melhor custo-benefício para economizar na construção. Na Cerâmica Ermida, você encontra blocos cerâmicos de alta qualidade e preço justo. Clique aqui glifo e solicite seu orçamento!