Descubra a calculadora de materiais de construção ideal para você

Selecionamos 5 ferramentas práticas e gratuitas para calcular a quantidade de material de que sua obra precisa. Saiba mais sobre os prós e contras de cada uma!

Calcular a quantidade de concreto, areia, blocos de cerâmica, reboco, gesso, piso, tinta e outros materiais de construção é uma etapa importante para o planejamento de qualquer construção ou reforma. Afinal, é nessa fase em que são tomadas várias decisões que influenciam o orçamento final da obra.

Contudo, realizar estes cálculos à mão é trabalhoso e leva muito tempo. Por isso, uma boa alternativa é utilizar aplicativos, softwares e outras ferramentas para otimizar essa tarefa e tornar o processo automático.

Assim, listamos abaixo algumas das melhores opções gratuitas disponíveis, além de suas vantagens e desvantagens. Cada uma delas atende a uma necessidade diferente, então, continue lendo e descubra qual é a calculadora de materiais de construção ideal para você!

Cálculos na Obra

Desenvolvido por engenheiros civis, este aplicativo tem nota 4,2 de 5 na Play Store e torna fácil analisar a quantidade de materiais de construção como concreto, barras de aço, blocos para paredes, itens elétricos, telhas, entre outros.

A versão gratuita é bem completa e resolve a maioria das demandas para reformas e construções. O cálculo de revestimento para pisos, por exemplo, permite escolher o tipo e a dimensão de cada placa e fornece dados como taxa de perda, medidas do contrapiso e até quanta argamassa e rejunte precisam ser comprados.

  • Prós: além de fácil de usar, o app é leve, ocupa apenas 7,3 MB de memória e, por isso, funciona com rapidez.
  • Contras: está disponível apenas na versão para Android .

 

2. ConstruCalc

O aplicativo é um dos mais completos e populares do mercado. Com efeito, possibilita estimar com precisão a quantidade de concreto, materiais para assentar pisos e azulejos, além de itens para construir paredes, lajes, telhados e escadas. Tem uma interface bem intuitiva, todas as opções são ilustradas e os resultados são muito detalhados.

  • Prós: disponível tanto na Play Store glifo, onde tem nota média de 4,4, quanto na App Store glifo, em que as avaliações ficam em torno de 4,8;
  • Contras: um pouco mais pesado do que os concorrentes, o ConstruCalc ocupa 14 MB de memória.

 

3. ConstruFácil

Ele permite calcular a quantidade necessária de vários tipos de blocos, tijolos, além de cimento, areia, telhas, chapisco, emboço, bem como reboco. Tem nota 4,2 na Play Store glifo e é atualizado com frequência pelos desenvolvedores, atendendo a ajustes pedidos pelos usuários.

Apesar de não ser tão completo quanto os outros aplicativos, oferecendo menos tipos de material, serve bem o propósito para quem busca uma ferramenta fácil de usar e rápida de baixar.

  • Prós: ocupa 4,9 MB da memória do dispositivo e é a mais leve das opções gratuitas de calculadora de materiais de construção;
  • Contras: exclusivo para dispositivos Android.

 

4. Calculadora de materiais de construção da Leroy Merlin

A famosa loja de materiais de construção oferece calculadoras diferentes para construção, acabamento, decoração, jardim e varanda. São soluções para descobrir desde a quantidade de piso até o número de litros de tinta para pintar todas as paredes.

  • Prós: não é preciso baixar nenhum app para ter acesso às ferramentas, apenas clicar aqui glifo, entrar no site e escolher de qual você precisa;
  • Contras: a variedade de calculadoras é menor do que nos outros aplicativos. Não há, por exemplo, como calcular cimento, areia, entre outros.

 

5. Reforma Simples

A grande vantagem do Reforma Simples em relação aos outros aplicativos é que ele possibilita estimar, além da quantidade, o preço dos materiais e de diversos serviços necessários para a sua obra.

Isso é possível porque o app utiliza dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), que disponibiliza periodicamente valores atualizados para cada estado do Brasil.

  • Prós: permite estimar o orçamento da sua construção ou reforma;
  • Contras: disponível apenas para Android , o app tem uma nota menor do que seus concorrentes, com uma média de 3,7 na Play Store.

calc-reforma-simples

Precisa de ajuda para calcular a quantidade de blocos de cerâmica de que precisa para a sua obra? Entre em contato glifo com a Cerâmica Ermida e faça o seu orçamento!

Recommended Posts