Blocos de cerâmica são uma das tendências na construção civil em 2020

Entre as vantagens desse material estão sua leveza, a facilidade de manuseio, além do alto isolamento térmico e acústico que proporciona. Aposte!

Em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil fechou em alta pela primeira vez em cinco anos, com um crescimento de 2%. De acordo com a projeção feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon – SP) glifo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a aceleração prevista para este ano é ainda maior e o PIB deve crescer em 4%.

Com essa perspectiva positiva, vêm também o investimento e a criação de novas tecnologias, com a finalidade de tornar os materiais e os processos mais acessíveis e eficientes. Pensando nisso, reunimos as tendências na construção civil que vão fazer a diferença nas obras em 2020.

Além disso, você vai ficar sabendo mais sobre os benefícios do bloco cerâmico, que está em alta por conta de seus muitos benefícios. Confira!

Tendências na construção civil

Selecionamos algumas novidades no mercado, além de outras tendências que vêm se consolidando há algum tempo. Fique de olho nos itens dessa lista!

1. Sustentabilidade

Há anos a construção civil vem buscado diminuir seu impacto ambiental. Por isso, materiais reciclados, energia renovável e outras soluções que evitem o desperdício estão em alta.

2. Softwares para engenharia

Tratam-se de programas de computador criados para facilitar o planejamento, a execução e a gestão de um projeto de engenharia civil. É o caso do Building Information Modeling (BIM), que reúne no mesmo espaço todos os dados da construção, permitindo o acesso de todos os profissionais envolvidos.

3. Realidades aumentada, virtual e híbrida

Com estas tecnologias, é possível tornar interativos os modelos 3D de construções. Dessa forma, os arquitetos e engenheiros têm uma visualização mais fácil e podem melhorar os projetos iniciais; os clientes podem explorar os detalhes antes do início da obra e, depois de tudo pronto, os funcionários conseguem até “ver através das paredes” para realizar manutenções.

4. Experiência do usuário

Oferecer o melhor atendimento possível ao consumidor é indispensável no mercado atual. Por isso, a automação se torna mais presente, permitindo controle da iluminação, da climatização e do sistema de segurança das moradias por meio de dispositivos móveis.

As vantagens do bloco cerâmico

Os blocos de cerâmica vêm ganhando terreno na construção civil e são mais uma tendência com presença garantida nas obras em 2020. Saiba por quê!
Multiuso: disponíveis em vários modelos, os blocos de cerâmica podem ser utilizados tanto em alvenaria estrutural, quanto para vedação e até canaletas;
Mais leve: como pesam menos do que os blocos de concreto, são mais fáceis de carregar e permitem maior produtividade;
Bom isolamento térmico e acústico: sua eficiência é maior do que a de blocos de concreto, além de oferecerem proteção contra umidade;
Maior economia: isso porque exigem uma espessura mínima de revestimento, resultando em um gasto menor com material;
Sustentável: uma construção com blocos cerâmicos tem um gasto de água 65% menor do que de uma obra feita com blocos de concreto e 84% menor do que de um projeto com paredes de concreto.

Recommended Posts