Como preparar terreno para construção em 7 passos

Como preparar terreno para construção em 7 passos

Antes de começar a sua obra, é necessário deixar o lote nas condições ideais para receber a fundação. Aprenda como preparar terreno para construção!

Fazer uma casa do zero é um projeto com várias tarefas essenciais. E, com toda a certeza, o primeiro deles é conhecer o jeito certo de como preparar terreno para construção. Isso porque, nesse momento inicial, é feita a base que vai sustentar toda a edificação.

Dessa maneira, a Cerâmica Ermida montou um passo a passo que vai simplificar o processo. Em seguida, você confere os detalhes da preparação, que vai desde a demarcação do lote até a instalação do canteiro de obras. Saiba tudo sobre as etapas que você precisa fazer antes mesmo de começar a levantar as paredes!

Que tal conferir também nossas dicas de Como escolher o terreno ideal para construir a sua casa?

Passo a passo de como preparar terreno para construção

É comum pensar que, a fim de preparar terreno para construção, basta fazer a limpeza e a terraplanagem. Principalmente se você nunca acompanhou uma obra de perto. No entanto, existem 7 etapas envolvidas nesse processo. Fique por dentro de cada uma delas!

1. Demarcação

Para que nada seja construído fora da área real do seu terreno, é essencial definir seus limites. E essa medida é especialmente importante se os lotes vizinhos ainda não tiverem construções. A demarcação do perímetro pode ser realizada utilizando estacas, muros de alvenaria ou alambrados, por exemplo.

2. Levantamento topográfico

Em segundo lugar, é necessário contratar um profissional capacitado para mapear a superfície do seu terreno. Só para ilustrar, o especialista vai analisar características como inclinação, acidentes geográficos e a presença de objetos naturais, como árvores e pedras. Desse modo, é possível levantar as possibilidades de construção para o lote.

3. Projeto arquitetônico

Em terceiro lugar, já com os dados do levantamento topográfico em mãos, chega a hora de o arquiteto realizar o projeto. Essa etapa deve vir antes da limpeza e da terraplanagem, uma vez que o desenho da casa influencia no modo como o terreno será nivelado. Se a edificação tiver patamares, por exemplo, a extração de terra será diferente da que seria feita para construir um andar só.

4. Limpeza

Em seguida, é a vez de limpar o terreno, em duas etapas diferentes:

  • A limpeza da vegetação envolve a retirada de grama, plantas e arbustos. Se o espaço tiver árvores, no entanto, há a necessidade de aprovação pela prefeitura da sua cidade. Trata-se de uma etapa importante para facilitar a terraplanagem e garantir a estabilidade do solo;
  • A limpeza de materiais, por outro lado, inclui a remoção de entulho, construções antigas, pedras e até cupinzeiros.

Não se esqueça de alugar uma caçamba para despejar os dejetos e procure profissionais habilitados para fazer a limpeza do seu lote. Eventualmente, pode ser que a própria empresa que realiza a terraplanagem ofereça também esse serviço. Vale pesquisar os preços e pedir um desconto se optar pela contratação combinada.

5. Terraplanagem

Chega, então, o momento de nivelar o lote. O objetivo é que tanto o tamanho quanto o nível da área plana fiquem iguais ao que foi previsto no projeto arquitetônico. Assim sendo, em terrenos com aclive, é preciso escavar e remover terra. Em terrenos com declive, pelo contrário, é realizado o aterramento.

É um processo delicado e importante. Por isso, para evitar problemas de segurança, como deslizamentos e erosão, certifique-se de que a equipe contratada é experiente.

6. Sondagem

Posteriormente, uma empresa especializada deve retirar amostras do solo do seu terreno, fazer análise laboratorial e emitir um relatório detalhado. O objetivo aqui é coletar informações para que o engenheiro faça os cálculos referentes à fundação da sua casa.

7. Instalação do canteiro de obras

Por fim, é possível acertar os últimos detalhes necessários antes de começar a obra em si. Essa etapa pode abranger a preparação do espaço de armazenamento dos materiais de construção; a colocação de uma casinha e de uma área de refeição para os trabalhadores e o fechamento do terreno com tapumes ou muros.

A Cerâmica Ermida está aqui para te atender!

Agora que você já sabe como preparar terreno para construção, o próximo passo é adquirir materiais da melhor qualidade para a sua obra. Afinal, você quer garantir um resultado final com durabilidade, bom desempenho e baixa manutenção, não é mesmo?

E você não precisa pensar duas vezes: aposte na Cerâmica Ermida. A fabricação de nossos blocos de cerâmica conta com alta tecnologia e muito profissionalismo. Por isso, nossos produtos apresentam ótima performance e o melhor custo-benefício do mercado.

Aqui você encontra uma ampla variedade de formatos, tamanhos e números de furos. Assim possuímos para exercer as mais diferentes funções na sua edificação. Fale conosco para conhecer os tipos disponíveis e solicite um orçamento!

Recommended Posts