post-escolha-terreno

Como escolher o terreno ideal para construir a sua casa

Metragem, localização e incidência solar são alguns dos fatores a serem considerados. Confira as 7 dicas da Cerâmica Ermida e veja como escolher o terreno certo!

Um dos primeiros passos para conquistar a sua casa dos sonhos é encontrar o lugar ideal para a construção. E é comum que surjam dúvidas sobre como escolher o terreno perfeito, principalmente se você está começando uma obra e não tem muita experiência no assunto.  Afinal, trata-se de um dos maiores investimentos que você vai fazer na vida e é uma decisão que vai influenciar o resultado final do seu novo lar.

Por isso, a Cerâmica Ermida preparou um guia com 7 dicas para te ajudar a optar pelo lote com metragem, localização, incidência solar, inclinação, qualidade do solo, posição no quarteirão e preço ideais. Descubra mais a seguir!

1. Pense na metragem

Antes de tudo, é necessário limitar a sua busca a terrenos suficientemente grandes para comportar tudo de que sua casa precisa. Na hora da visita, pode ser uma boa ideia ter em mãos um esboço do projeto, com algumas noções de medidas.

Do mesmo modo, você precisa considerar a área não construída: pretende ter uma piscina, construir um deck ou plantar árvores? Então, certifique-se de que o lote tem espaço para isso.

2. Analise a localização

Este é um dos fatores mais importantes que determinam como escolher o terreno para construir sua casa dos sonhos. Uma boa ideia é listar todas as necessidades cotidianas da sua família e procurar lotes em áreas que ofereçam tudo de que vocês precisam. Vocês precisam ter escolas, lojas e restaurantes por perto? Ou preferem se afastar um pouco do centro urbano para ter mais contato com a natureza?

Além disso, se você busca um local tranquilo para morar, cheque se não há, nas proximidades, estabelecimentos que emitem muito barulho, como fábricas, bares e casas noturnas.

3. Considere a incidência solar

Um item que costuma passar batido, a incidência solar é muito importante para ditar a posição dos cômodos da casa que será construída. O ideal é que o terreno tenha a frente voltada para o norte, já que ele vai receber mais luz durante o dia. No entanto, é possível aproveitar ao máximo os raios de sol de qualquer lote com um projeto diferenciado.

4. Pesquise sobre a qualidade do solo

Perguntar ao vendedor informações sobre o tipo de solo do terreno é essencial. Isso porque um solo duro, com muitas pedras, é mais difícil e caro de ser escavado para realizar a fundação. Já lotes com muita umidade podem causar infiltrações no futuro.

5. Leve a inclinação em conta

Quanto à inclinação, um terreno pode ser plano, em aclive (subida) ou em declive (descida). Sem dúvida, você vai pagar mais por um lote plano, mas ele permite mais liberdade na hora de projetar sua casa. Com um lote inclinado, por outro lado, você gastará mais com terra para nivelamento ou com ajustes na planta baixa, só que pode desfrutar de uma vista privilegiada, dependendo da sua localização.

6. Posição no quarteirão

Optar por um terreno de meio de quarteirão ou por um de esquina é uma questão muito pessoal. Você pode querer menos e vizinhos e mais privacidade, ou abrir mão de um pouco de isolamento para garantir mais segurança.

7. Compare para saber como escolher o terreno

Por fim, de nada adianta encontrar o terreno perfeito se ele não couber dentro do seu orçamento! Visite vários lotes e leve em consideração seus prós e seus contras, bem como o seu custo-benefício. Compare não só os preços, mas também as condições de pagamento que cada opção oferece.

Na Cerâmica Ermida você pode confiar!

Agora que você já sabe como escolher o terreno para a sua obra, é hora de pensar em outra etapa muito importante da jornada para conquistar a casa dos seus sonhos: a compra de materiais de construção com alta qualidade e preço justo.

E é aí que a Cerâmica Ermida entra! Temos várias opções de blocos cerâmicos para suprir qualquer necessidade da sua construção, todos com ótimo custo-benefício. Além disso, nossos produtos atendem a todas as normas de desempenho, garantia de segurança e boa durabilidade. Faça o seu orçamento sem compromisso hoje mesmo!