Alvenaria estrutural x alvenaria de vedação. Qual é a diferença?

Você sabia que existem diferentes tipos de alvenaria? Saiba mais sobre elas e encontre o material certo para cada parte da construção

Mesmo que os conceitos do mundo da construção civil ainda sejam novos para você, com toda a certeza já ouviu falar de alvenaria. Afinal, ela é essencial para qualquer edificação e trata-se de uma das primeiras decisões que você precisa tomar ao iniciar uma obra.

O termo vem de “alvener”, isto é, “pedreiro” em árabe, e denomina os blocos, tijolos ou pedras que são unidos um ao outro por argamassa, a fim de formar as paredes, alicerces ou muros de uma construção.

Mas você sabia que existem tipos diferentes de alvenaria? A seguir, vamos explicar melhor o que é alvenaria estrutural, quais as diferenças para a alvenaria de vedação e qual é o tipo de bloco cerâmico ideal para utilizar em cada uma delas. Continue lendo!

O que é alvenaria estrutural?

Em contraste com a construção convencional, em que a sustentação é realizada por meio de vigas e pilares moldados com ferragem ou fôrmas de madeira ou ferragem, na alvenaria estrutural são os próprios elementos construtivos, como blocos cerâmicos ou tijolos, que realizam essa função de suporte.

Esse tipo de alvenaria deve ser cuidadosamente planejado por profissionais especializados a fim de escorar o peso das próprias paredes, da laje, do telhado e da ocupação em si, a qual inclui as pessoas, os móveis e outros objetos.

Vantagens da alvenaria estrutural

A alvenaria de estrutura vem evoluindo ao longo dos anos e, por isso, apresenta várias vantagens em relação ao modo de construir tradicional. São elas:

  • Produção de menos entulho, pois não são necessárias fôrmas de madeira;
  • Grande resistência às ações climáticas;
  • Maior rendimento da mão de obra, já que as paredes são levantadas mais rapidamente;
  • Mais economia, uma vez que a alvenaria estrutural leva menos massa de assentamento e uma quantidade reduzida de ferragem e concreto;
  • Instalação de tubulações elétricas e hidráulicas enquanto se levanta a alvenaria, evitando o desperdício de mão de obra e de materiais.

O que é alvenaria de vedação?

Por outro lado, a alvenaria de vedação é projetada primordialmente para sustentar apenas o seu próprio peso. É o método de construção utilizado para fechar e vedar casas e edifícios, bem como para compartimentar os ambientes internos.

Seu uso é comum no processo construtivo convencional, para fechar vãos. Isso porque, na estrutura de concreto armado, a parede não tem função estrutural. Mas, além de suportar o peso dos blocos, a alvenaria de vedação também aguenta as cargas das portas e janelas que são instaladas nela.

Ela pode ser interna ou externa: enquanto aquela apenas separa os cômodos, esta precisa resistir à umidade, às alterações térmicas, à pressão do vento e à infiltração de águas pluviais.

Opte pelo bloco cerâmico certo!

Quando falamos em materiais para realizar alvenaria estrutural e de vedação, a opção que tem melhor custo-benefício é o bloco cerâmico. Portanto, na Cerâmica Ermida, você encontra o melhor produto para a sua obra. São mais de 40 produtos diferentes, divididos em 5 famílias, para suprir qualquer necessidade. Clique aqui e faça um orçamento agora mesmo!

 

Recommended Posts