Na prática! Quem coloca mão na massa avisa: vale a pena investir em blocos cerâmicos

Para que mudar algo que sempre deu certo, não é mesmo? A forma de construir, por exemplo. Se o tijolo ‘baiano’ sempre deu conta do recado, para que trocá-lo por uma opção que, no bolso, parece pesar mais?

Se você pensa dessa forma é porque, um dia, também fez esse questionamento. Mas, talvez, por falta de informações importantes pode ter optado por continuar com o “jeito tradicional”, ao invés de experimentar os blocos cerâmicos. É normal, todos somos resistentes a mudanças!

Sim, os blocos cerâmicos são mais caros. Mas você verá que a economia que ele gera é muito compensadora! Por conta de seu valor no mercado, outro equívoco: ele não é ideal apenas para grandes empreendimentos, como condomínios, prédios, galpões, indústrias. Uma única casa construída com blocos cerâmicos estruturais também ganha em tempo, material, otimização, limpeza, qualidade… e economia!

“Não dá para comparar. Para a gente que entende, que constrói, as vantagens do bloco cerâmico são muitas”, afirma Luiz Carlos Balmant, pedreiro profissional há décadas e colaborador da Cerâmica Ermida. Entre as vantagens apontadas por ele, seguem algumas:

• NADA DE RASGAR PAREDE!
Quando o pedreiro sobe uma parede com tijolo tradicional, ele precisa rasgá-la depois para dar passagens às fiações elétricas. Com os blocos cerâmicos, nada disso é preciso. Apenas um pequeno furo na base da parede é suficiente para a passagem de toda a gama de conduítes e eletrodutos. Ou seja, os blocos não geram perda alguma de material, e garantem muito mais limpeza, agilidade e organização à obra.

 

• CAIXARIAS DISPENSADAS!
É básico nas construções convencionais a construção de caixarias, que moldam as colunas e estruturas de concreto. Ao construir com blocos cerâmicos, é possível usar blocos de vedação, comprados na quantidade e tamanho exatos aos de sua necessidade, dispensando totalmente o uso da caixaria. Ou seja, você não gasta com marcenaria, não precisa do carpinteiro e só vai acionar o eletricista e o encanador no término dessa fase da obra.

 

• ANDAIMES PRA QUÊ?
A execução das paredes de uma obra feita com blocos estruturais cerâmicos é feita por dentro da construção – o que torna completamente desnecessária a construção de andaimes, tão comuns de serem construídos na parte externa das obras feitas com tijolos baianos. Ou seja, mais um gasto dispensado, mais tempo otimizado, menos chances de acidentes de trabalho.

 

• TRÊS VEZES MENOS GESSO!
Passar gesso nas paredes de uma obra feita com blocos exige muito menos material e tempo de trabalho. A quantidade de gesso usada para deixar a parede lisa é pelo menos 3 vezes menor do que a usada quando a parede é feita de tijolos – e a tendência do gesso cair e precisar ser repassado ao longo do processo é praticamente inexistente. Ou seja: você economiza em gesso, ganha em tempo, limpeza e, claro, na qualidade final de sua obra.

Estas são apenas algumas das vantagens do uso de blocos cerâmicos na construção. Informe-se, coloque os gastos do seu projeto na ponta do lápis, converse com engenheiros que já usaram este material e toda a sua diversidade de formas e tamanhos.

Informação é a melhor forma de ajudar em sua decisão. Pense diferente e considere estes e outros benefícios dos blocos estruturais cerâmicos.

Recommended Posts