post-aplicativos

Conheça 10 aplicativos que podem facilitar sua vida nos projetos e canteiros de obras

A tecnologia proporciona facilidades incríveis em praticamente todos os campos da vida. E na área profissional, quem passa a adotar o digital no dia a dia, percebe claramente que é um caminho sem volta. E é bom que seja!

Tecnologias como BIM, Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Impressão 3D, robótica, Realidade Virtual, entre tantas outras estão cada vez mais presentes nos canteiros de obras em todo o mundo. Por aqui, também começam a ganhar terreno, ainda que haja o desafio do tradicionalismo, ou seja, a prática de se fazer sempre do mesmo jeito, há muito tempo…

Mas para começar a mudar a mentalidade e perceber os benefícios de se aderir a uma cultura inovadora, que tal conhecer ferramentas básicas vindas por meio de aplicativos?

Afinal, em se tratando de Engenharia e Construção Civil, da gestão à execução de obras, quem não gostaria de ter cálculos automatizados e notificações de providências a tomar na palma das mãos?

Para entender melhor como é possível usar a tecnologia a seu favor, seja você um engenheiro, arquiteto, mestre de obras, empreiteiro ou construtor, comece conhecendo alguns desses aplicativos, disponíveis nas lojas virtuais de seu próprio celular.

1.

AutoCAD 360

Velho conhecido dos engenheiros, o AutoCAD no formato de aplicativo permite a criação de desenhos técnicos e a edição e visualização de arquivos e projetos com muita versatilidade e precisão nas medidas. É possível acessar as atualizações em tempo real, de forma simples, e a aplicação serve aos mais diversos tipos de obras. Pode ser acessado tanto em smartphones e tablets quanto em computadores.

2.

ConstructAPP

Este é considerado um dos mais simples e poderosos aplicativos para construção civil, pois pode ajudar a reduzir uma quantidade considerável de horas trabalhadas (até 35%!) ao fazer o gerenciamento de todo o ciclo de cada projeto. Com este app, todas as informações ficam armazenadas na nuvem, o que garante mais agilidade no fluxo de informações entre as pessoas envolvidas no projeto.

3.

Construction Master Pro

Indicado para engenheiros, arquitetos, construtores, empreiteiros e designers, o Construction Master Pro é um aplicativo que substitui a calculadora física, permitindo cálculos avançados de forma bem rápida. Com o aplicativo é possível converter medidas e calcular áreas e volumes no canteiro de obras.

4.

SafeSite

Muito útil no que se propõe: a identificação e correção de problemas, antes que se tornem incidentes reais em uma obra. Uma das funcionalidades básicas do aplicativo é tirar fotos de possíveis erros e notificar a equipe responsável pela correção. Ele também acompanha a resolução do problema em tempo real, o que possibilita economia de tempo, melhoria da conformidade e redução de riscos.
Link: Safe Site

5.

Construction Manager APP

O Construction Manager App está disponível para IOS e Android e é um aplicativo de gerenciamento e acompanhamento de obras que permite editar, salvar e compartilhar informações e formulários como relatórios, organização de tarefas, solicitações de serviços e pareceres da manutenção, entre outras atividades diariamente.

6.

ConstruCalc

Este, serve para uma experiência interessante a construtores, mesmo os pequenos, ajudando-os a gerir com precisão os insumos utilizados em uma obra. Assim, ele auxilia, por exemplo, a calcular a quantidade de concreto, blocos, revestimentos, gesso e tintas, entre outros materiais, em uma interface fácil e amigável.

7.

Bosch Toolbox

O aplicativo desenvolvido pela Bosch é uma ferramenta para ajudar os responsáveis pelo canteiro a gerenciar as tarefas e manter a produtividade elevada. Dentre as inúmeras funcionalidades, pode-se destacar o conversor de medidas e unidades; o escalímetro; o gerenciador de projetos; gravador e editor de vídeos; e editor de fotos com marcadores específicos para canteiros. Um diferencial: é possível aos usuários, por meio de buscas, encontrarem distribuidores de materiais e equipamentos da Bosch.

8.

MSCalc

Este aplicativo tem uma funcionalidade específica: o cálculo de estruturas de concreto armado, atendendo à NBR 6118. Ele faz o dimensionamento de lajes, vigas, pilares e fundações e gera relatórios de memória de cálculo em PDF. Na versão gratuita, permite dimensionamento de estruturas de pequeno porte. Já no modo profissional, incluem-se estruturas de quaisquer portes.
Link: MSCalc

9.

Magic Plan

Este app de realidade aumentada é um dos mais populares e servem não apenas a profissionais, mas ao púbico em geral para, por exemplo, compartilhar informações sobre um imóvel. Ele registra imagens dos detalhes arquitetônicos do imóvel e desenha as plantas, que ficam armazenadas na nuvem. Há uma versão paga, que oferece recursos extras como gerar arquivos em formato jpg e pdf.

10.

iHand Carpenter

Totalmente prático, este app transforma seu smartphone em uma múltipla ferramenta de medição. Útil tanto para engenheiros quanto para arquitetos, incorpora transferidor, régua, barra de nível, nível de superfície e nível de prumo, ajudando a verificar, por exemplo, a verticalidade das paredes, medir ângulos e planicidade.