Começando a obra: você sabe fazer as escolhas certas?

Escolher os melhores materiais para a construção ou a reforma da sua casa nem sempre é uma tarefa fácil. Na hora de pesquisar esses produtos, todo cuidado é necessário e por isso informações são bem-vindas. E não somente porque a diversidade de marcas é imensa, mas também porque a qualidade sofre grande variação no mercado, o que pode comprometer seu tempo e, até mesmo, o orçamento.

 

Uma das primeiras decisões antes de começar a colocar a mão na massa é quanto ao material que dará sustentação à sua obra.

Entre tijolos e blocos, são tantos os formatos, composições, cores e tamanhos que é muito comum ficar indeciso sobre o melhor para aquilo que você pretende ter como resultado.

Para ajudar a tomar uma decisão inteligente, ou seja, a que vai garantir à sua obra economia e otimização (ganho de tempo sem desperdício de materiais), tenha em mente esta importante dica:

  • Você sabia que a opção pelos blocos cerâmicos faz com eles representem apenas de 1,5% a 3% do CUSTO TOTAL da sua obra? (1)

 Sim, é isso mesmo. Quando falamos em custo x benefício, o bloco cerâmico estrutural é a melhor opção. A economia, de uma forma geral, é de até 30% no custo final da obra. Por quê? Serão usados muito menos ferro, madeira e material para revestimento das paredes, além de menos caçambas de entulhos e tempo de execução da obra.

Perfeito! Agora que você já sabe da economia, acompanhe a importância de se fazer uma opção com base na qualidade do material. Uma vez decidido pelos blocos cerâmicos, fica fácil para você avaliar a qualidade deles.

  • Como é possível observar a QUALIDADE dos blocos cerâmicos? (2)

Basicamente pela observação de sua APARÊNCIA. Os blocos não podem ter qualquer defeito visível. As paredes precisam ser lisas e não devem ter cantos quebrados.

Em relação à COR, os blocos cerâmicos devem apresentar uma cor uniforme, sempre.

E mais: pelo SOM, quando damos uma “batidinha” nele. Os blocos que passaram por um processo de queima ideal geram um som metálico, como um sino.

Suas dimensões, como largura, altura e comprimento, devem estar alinhadas e com a mesma espessura. Portanto, observe as MEDIDAS: o alinhamento delas significa qualidade dos blocos e perfeição à sua obra.

  • Procure o selo que atesta a qualidade (3)

A CERTIFICAÇÃO é essencial. Você pode e deve questionar se o produto conta com esta garantia de qualidade comprovada. Blocos de qualidade são certificados, o que é possível conferir em um carimbo ou selo do órgão certificador no produto. Além disso, ele deve conter todos os dados necessários para rastreabilidade do lote.

Saiba que os blocos cerâmicos podem ser produzidos em vários tamanhos, ou seja, são diferentes “famílias” de blocos, definidas pela dimensão de sua largura. Para escolher qual atende melhor a necessidade de cada fase da sua obra, consulte o engenheiro responsável.

E lembre-se que, aqui na Ermida, temos todas essas famílias e a melhor equipe para tirar as suas dúvidas e demonstrar a qualidade comprovada dos blocos, bem como seu processo de produção 100% sustentável.

Na hora de tomar sua decisão, não considere apenas o valor de venda, mas a melhor relação custo-benefício, que irá envolver tanto os materiais e sua qualidade quanto a mão de obra e o tempo de execução da obra.

Recommended Posts