O que é PSQ? Entenda para que serve a certificação

Quando a competição é acirrada, as marcas precisam garantir a qualidade de seus produtos para obter destaque. Saiba o que é PSQ e como ele garante padrões.

Escolher e comprar materiais de construção são atividades que exigem muito cuidado e pesquisa. Afinal, você vai querer o melhor para a sua obra, não é mesmo? E, para encontrar o melhor custo-benefício, é necessário analisar não apenas o preço do produto, como também a credibilidade da marca e os padrões que são utilizados em seu processo produtivo.

Assim sendo, uma maneira de adquirir itens com qualidade comprovada e eficácia garantida é procurar pelo selo PSQ, qualificação que serve como diferencial competitivo. Continue lendo e saiba mais sobre o que é PSQ!

Leia também: Como comprar material de construção pela internet com segurança?

O que é PSQ?

Os Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) consistem em uma série de iniciativas realizadas com o objetivo de garantir o desenvolvimento tecnológico do setor em questão.

Na prática, o PSQ é uma ferramenta de qualidade e auxilia empresas a ajustar tanto as suas mercadorias quanto os seus processos de acordo com as mudanças e a evolução de um mercado cada vez mais competitivo.

Para que receba a certificação, o produto ou serviço deve seguir e manter as normas técnicas nacionais e internacionais que se aplicam à sua cadeia produtiva. Dessa maneira, é realizada uma avaliação de conformidade e, como resultado, o item avaliado ganha certo grau de confiança ao cumprir com os requisitos pré-estabelecidos.

Para que servem os Programas Setoriais de Qualidade?

O PSQ é um instrumento utilizado para atestar a qualidade de produtos e serviços. Trata-se de um acordo que pode ser elaborado por entidades municipais, estaduais ou nacionais, mas a adesão a ele é voluntária, ou seja, não é exigida por lei.

No entanto, o uso de Programas Setoriais de Qualidade por uma empresa traz inúmeros benefícios, entre eles:

  • comprova que os métodos de fabricação e estruturais foram aprimorados;
  • atesta que a produção conta com profissionais capacitados;
  • certifica que a empresa busca atualização de suas práticas conforme as mudanças do mercado acontecem;
  • tem papel fundamental na redução de perdas e de desperdícios durante a produção;
  • permite maior sistematização e aumento de produtividade;
  • possibilita que a marca conquiste clientes, garanta sua satisfação e transforme-os em consumidores fiéis;
  • ajuda a divulgar a empresa;
  • agrega valor ao produto, uma vez que ele é fabricado conforme normas e exigências específicas.

Cerâmica Ermida qualidade garantida

No setor de construção civil, o PSQ é utilizado, em síntese, para atestar a qualidade de um material. Desse modo, o selo PSQ é uma conquista para a Cerâmica Ermida e temos orgulho de estar sempre buscando evoluir e desenvolver a excelência de nossos produtos.

As qualificações são emitidas pela Associação da Indústria Cerâmica (Anicer) e demonstram que nossos blocos cerâmicos certificados seguem as normas técnicas da ABNT. Peça aqui o seu orçamento e garanta que os materiais utilizados na sua obra sejam de alto padrão.

Para saber mais:
http://portal.anicer.com.br/psq/ glifo
http://pbqp-h.cidades.gov.br/projetos_simac_psqs.php glifo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Certifica%C3%A7%C3%A3o glifo

Recommended Posts