5 tendências para a construção civil em 2022

Seguindo os avanços do segmento, algumas usabilidades estão se destacando dentro dos canteiros de obras, como a utilização de ferramentas inteligentes, inovações e tecnologia. Confira neste post da Cerâmica Ermida, cinco tendências para a construção civil que estão se popularizando em inúmeros empreendimentos.

O uso de inovações e da tecnologia na construção civil vem popularizando o conceito de  “Construção 4.0”. Softwares, ferramentas inteligentes e outras aplicações proporcionam inúmeros ganhos para as construtoras, sejam financeiramente, reduzindo desperdícios ou auxiliando na otimização de prazos.

Este tema se fortaleceu junto ao avanço do segmento, principalmente nos últimos anos, justamente após a declaração de pandemia, em que a área conseguiu se manter em crescimento mesmo em meio à crise causada pela Covid-19.

Abaixo você confere uma lista com as cinco principais tendências para a construção civil em 2022, período que marca a retomada dos negócios na economia nacional e global. Confira:

1) Impressões tridimensionais

As impressoras 3D vieram para revolucionar os métodos construtivos. O uso dessas máquinas possibilitam diversos desenvolvimentos de prototipagem de objetos ou de edificações de forma rápida e precisa.

Seus usos variam desde a criação de pequenos moldes ao desenvolvimento de “maquetes” para elaboração de projetos, junto à equipe de arquitetura. Outra usabilidade das impressões tridimensionais, porém em escalas maiores, são as próprias construções sendo feitas por meio de grandes impressoras.

Mas você pode se perguntar, como isso é possível? É uma inovação no segmento, feita por máquinas maiores, similares às impressoras 3D de mesa. Através de um desenho digital (feito em computador), a estrutura automatizada deposita o material em camadas no canteiro de obra. Essas vão se solidificando e, aos poucos, se transformam no formato projetado.

A maior vantagem desse método está em sua execução, já que é construído automaticamente através de um sistema inteligente. A redução de desperdício de materiais também é outro benefício encontrado.

Alguns sistemas são capazes de calcular a quantidade de material necessário e o tempo estimado para construção. Essa tecnologia já é popular em países como a China, com construções de moradias, estruturas diversas e até barragens.

2) Realidade virtual e aumentada

Com as tecnologias disponíveis no mercado, surgem novas opções de visualização de ambientes dentro da construção civil. Essas são duas tecnologias que também se popularizaram no segmento, a realidade virtual e a aumentada. Mas você sabe a diferença entre ambas e como elas ajudam os profissionais, assim como os clientes?

– Realidade virtual: através de óculos específicos, este aparelho transporta o usuário para dentro de uma nova realidade, podendo ser, por exemplo, um ambiente 3D do empreendimento a ser construído – uma visualização imersiva do espaço. Pode ser usada para aprovação de um projeto por parte da construtora ou até para facilitar a compra de imóvel por parte do cliente.

Realidade aumentada: já essa tecnologia, traz os desenhos tridimensionais para dentro da tela do celular, tablet ou outro dispositivo. É possível ter a visualização da planta do imóvel, por exemplo, de maneira interativa. Uma possibilidade de apresentar e analisar elementos com uma riqueza maior de detalhes. Essa facilidade é utilizada para visualização de potenciais compradores ou de profissionais do segmento, para adequação dos projetos.

São tecnologias que agregam e potencializam a experiência de ambas as frentes no segmento.

3) Conceito BIM

A popularização desse conceito também se difundiu nos últimos anos. O conceito BIM (do inglês “Building Information Modeling”) ou Modelagem da Informação da Construção é um processo que envolve diversas ferramentas para elaboração de projetos, com auxílio de softwares e arquivos tridimensionais parametrizados.

Seu uso se dá em praticamente todas as fases da obra, desde a viabilidade do projeto ao planejamento e execução do mesmo.

vêm disponibilizando seus produtos neste formato. Essas bibliotecas de arquivos vão além da representação visual. Elas contam com os desenhos 3D dos produtos e informações técnicas necessárias para a aplicação ou uso correto do material.

Essa evolução no segmento gera benefícios para ambos os lados, seja para a indústria fabricante quanto para o profissional, que especificará o item em futuras obras.

 

4) Uso de drones

Já os drones (pequenas aeronaves não tripuladas) revolucionaram o mundo do cinema quando o assunto é captação de imagens e, quando aplicado ao segmento da construção, seu uso não é diferente.

Sendo uma ótima alternativa para a contratação de helicópteros – usados para realização de fotografias áreas dos empreendimentos -, os drones passaram a proporcionar um excelente custo-benefício para as empresas, nos canteiros de obras.

Seu uso no segmento vai além da captação de imagens. A aeronave também auxilia em outras etapas, como no mapeamento do terreno (mapeamento topográfico do local), monitoramento e inspiração da obra, além de trazer mais segurança e agilidade ao processo.

Em um post exclusivo da Cerâmica Ermida, você confere mais detalhes sobre a importância do uso de drones na construção civil. Clique aqui para conferir.

 

5) Segurança e sustentabilidade

E por fim, mas não menos importante, segurança e sustentabilidade também se tornaram tendência na construção civil.

O segmento passou a colocar as construções sustentáveis como prioridade, seja em relação às matérias-primas adquiridas quanto nos processos construtivos, por exemplo.

A compra de materiais de origens sustentáveis, uso de energia renovável, redução na emissão de poluentes no canteiro de obras, entre outros aspectos, são características que passaram a nortear o universo de grandes construtoras, alinhadas ao conceito de ESG – sigla do inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português).

A segurança dos profissionais e dos empreendimentos também se tornou ainda mais importante nos últimos tempos. Uma equipe capacitada e devidamente equipada com os dispositivos de segurança é o que as empresas mais buscam ultimamente, para o bem de todos.

A temática “segurança” também chega ao que, muitas vezes, não é perceptível visualmente: como o uso de materiais certificados por órgãos competentes. Na Cerâmica Ermida, esse assunto é tratado com muita atenção.

A empresa preza sempre por segurança, por isso, fabrica todos os seus blocos seguindo as normas exigidas, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Cerâmica Ermida, sinônimo de segurança e qualidade

Uma empresa referência no mercado de materiais de construção, com uma linha completa de blocos cerâmicos.  São diversos modelos certificados, que trazem tranquilidade aos mais variados tipos de construções, sejam elas usando blocos estruturais, de vedação ou canaletas cerâmicas, todos os modelos fabricados com tecnologia de ponta.

Gostou do conteúdo? Aproveite também para conhecer a Cerâmica Ermida! Entre em contato com a equipe de atendimento e faça já uma cotação sem compromisso!

Recommended Posts