Tipos de argamassa: entenda as diferenças entre cada versão do material

Você conhece os diferentes tipos de argamassa existentes no mercado? Então confira neste artigo da Cerâmica Ermida os detalhes deste material versátil e entenda qual a indicação correta para o seu projeto!

Em reformas ou construções, a etapa de assentamento de pisos ou blocos requer muita atenção e materiais específicos, para obtenção do melhor resultado. Como exemplo, está a escolha da argamassa ideal para cada situação, que garantirá a durabilidade dos revestimentos e da alvenaria.

Confira abaixo as diferenças entre cada versão do material e seus usos dentro de obras.

O que é argamassa?

A argamassa é um material versátil na construção civil, que se encontra disponível em diferentes tipos. De modo geral, é a mistura entre cimento, areia, cal e água, podendo ser produzida também com a adição de outros materiais.

A principal função da argamassa é ser uma espécie de cola entre duas superfícies. Por ser uma massa mole, ela consegue ser maleável para adequação em diferentes relevos. Assim, com o passar do tempo, vai endurecendo e ganhando a resistência necessária para garantir durabilidade a revestimentos e estruturas.

Ela é usada em obras para o assentamento de pisos, azulejos, tijolos, blocos estruturais e cerâmicos, entre outros.

Quais são os principais tipos de argamassas?

Ao falar em argamassa, muitos podem pensar que o material é único e não possui variações, porém há diferentes versões e cada uma possui uma respectiva indicação. Basicamente, elas se dividem entre as argamassas cerâmicas e as argamassas construtivas.

Entender a diferença entre cada tipo é ideal para a compra correta, que garantirá uma aplicação sem problemas e uma finalização resistente e duradoura.

Confira a seguir os principais tipos de argamassa e suas indicações de uso:

Argamassa de assentamento:

Na etapa de alvenaria, esta argamassa pode ser considerada uma das mais utilizadas. Ela tem a finalidade de unir estruturas diversas, que se formam por tijolos ou blocos, sejam eles cerâmicos ou de concreto.Elas também são usadas para fazer o chapisco de paredes, com uma mistura de argamassa mais fluida, que é usada como a primeira camada da parede. Essa aplicação facilitará a aderência das próximas etapas de acabamento na superfície.

Argamassa impermeabilizante:

Indicada para aplicação em lugares úmidos, este tipo de argamassa serve como preparação da superfície para aplicação futura de tinta ou do próprio revestimento.

Por conter características impermeabilizantes, ou seja, que inibem a passagem de umidade, esse tipo de argamassa é ideal para subsolos de edificações, poços de elevadores, além de paredes internas e externas, principalmente as que estão em contato direto com o solo do terreno.

A aplicação da mesma garantirá que paredes não descasquem, criem mofo ou que os pisos instalados não desgrudem da superfície. Uma maneira ideal de evitar qualquer dor de cabeça futura.

Esse tipo de argamassa também é uma excelente opção para pisos frios, como os que ficam ao redor de piscinas ou reservatórios de água potável. Fica a dica!

Argamassa colante:

Já as argamassas colantes são as indicadas para aplicação dos mais variados tipos de revestimentos (pisos, azulejos, ladrilhos etc.).

Embora a sua finalidade seja praticamente a mesma para todas as aplicações de revestimentos, elas se dividem em categorias, específicas para determinadas utilizações.

No mercado da construção civil, as argamassas colantes recebem classificações conforme sua indicação, confira:

AC-I: é indicada para cerâmicas e revestimentos em áreas internas e molháveis, ou seja, pode ser usada em áreas secas ou úmidas, como cozinhas ou banheiros.
AC-II: este tipo é utilizado para peças cerâmicas instaladas expostas ao mau tempo (ou intempéries, na linguagem técnica), como fachadas, por exemplo. Esse tipo possui resistência à variação de temperatura e umidade.
AC-III (AC3): essa é uma variante da argamassa citada anteriormente. A diferença está no tempo maior de cura (secagem) do material, que garante maior durabilidade e resistência do revestimento a altas tensões.
AC-III E (AC3E): essa é uma variante da argamassa citada anteriormente. A diferença está no tempo maior de cura (secagem) do material, que garante maior durabilidade e resistência do revestimento a altas tensões.

Esses são alguns dos principais tipos de argamassas usadas em construções. Lembre-se que a utilização da argamassa correta é a garantia de qualidade para sua obra!

Outro ponto importante de atenção está relacionado ao modo de aplicação: consulte e respeite sempre as instruções de preparo/aplicação descritos na embalagem do fabricante.

Conte com a Cerâmica Ermida!

Para garantir uma obra com ainda mais segurança e qualidade, junto ao assentamento de blocos, conte com a Cerâmica Ermida, referência no mercado de materiais de construção.

São mais de 50 anos de tradição no desenvolvimento de uma linha completa de blocos cerâmicos. O portfólio da marca conta com modelos estruturais, de vedação e canaletas cerâmicas ideais para sua obra, todos os modelos fabricados com tecnologia de ponta.

E para garantir mais segurança na construção, a Cerâmica Ermida segue as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que assegura um padrão de qualidade de mais de cinco décadas.

Se você gostou do conteúdo e quer aproveitar para conhecer a Cerâmica Ermida, entre em contato. O time de atendimento estará pronto para lhe atender. Faça já uma cotação sem compromisso!

Recommended Posts