post-drone

Descubra como o uso de drones vem ajudando o segmento da construção civil

Sendo mais ágeis e com ótimo custo-benefício, o uso de drones na construção civil passou a ser uma alternativa para captação de imagens aéreas e acompanhamento de obras. Confira nesta publicação da Cerâmica Ermida, como o uso dessa tecnologia vem ajudando o segmento!

A construção civil é um segmento que vem evoluindo no Brasil e no mundo e está sempre em constante busca por agilidade e otimização dos processos, principalmente para adequação aos prazos cada vez mais curtos. Nesse sentido, a utilização de tecnologias é uma das questões mais abordadas atualmente entre os profissionais relacionados.

Junto ao processo de aceleração, o uso de drones na construção civil vem ganhando espaço nos canteiros de obras, em empreendimentos das mais variadas proporções.

Confira a seguir detalhes sobre o uso dessa ferramenta e seus principais benefícios.

O que são drones e como eles funcionam?

Populares nos Estados Unidos (EUA) e em países desenvolvidos, os drones são aeronaves não tripuladas, que podem ser encontradas em diversas versões e tamanhos.

Esses aparelhos se sustentam no ar por meio de hélices em suas extremidades e são guiados através de um controle remoto, sob responsabilidade de um profissional habilitado – no Brasil, seguindo as exigências e regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) glifo.

Normalmente, os drones contam com câmeras acopladas ao seu corpo, que auxiliam o piloto a guiar os comandos, trazendo também a possibilidade de captar imagens (fotos e vídeos) por meio desta câmera.

Quando a fama dessa tecnologia se difundiu, ela era inicialmente usada em ações militares. Entretanto, hoje em dia, seu uso passou a ser comum em diversas situações, como em fotografias panorâmicas de espaços, gravações, timelapses, entre outros.

  • Confira abaixo os detalhes de como essa aeronave vem sendo usada especificamente no segmento da construção civil.
Um drone branco, com quatro hélices em funcionamento, sobrevoa o que aparenta ser uma obra ao fundo. O drone conta com uma câmera acoplada

Os drones trouxeram novas possibilidades de captação de imagens em construções. (Foto: Reprodução/iStock)

Qual a importância dos drones na construção civil?

Com todo o avanço tecnológico do segmento, o uso de drones na construção civil vem ganhando cada vez mais importância. Como citado anteriormente, a tecnologia passou a integrar o processo de aceleração em canteiros de obras.

Os benefícios estão diretamente ligados ao planejamento e gerenciamento de construções, sejam elas residenciais, corporativas, industriais, de infraestrutura ou de instalações. Os drones auxiliam os profissionais a terem uma visão mais ampla e completa do empreendimento, e fornecem dados para promover a melhor execução do projeto.

Ou seja, como exemplo de benefícios, a aplicação desta tecnologia em obras favorece o cumprimento do tempo de entrega previsto e auxilia no melhor aproveitamento dos materiais, junto aos orçamentos planejados.

Benefícios do uso do drone em comparação a outras captações de imagens aéreas

Usar os drones como alternativa para captação de imagens também proporciona outros ganhos às construtoras e incorporadoras. Em comparação com outros métodos, os drones geram economia, trazem mais segurança e agilidade no processo. Confira os detalhes desses benefícios:

ic-drones-01
Custo

Antes da popularização dos drones, fotos aéreas eram feitas por meio de helicópteros, que demandavam grandes planejamentos e investimentos.Em relação a valores, quando se compara a contratação de um drone com a da aeronave (que inclui o aluguel por período, contratação do piloto e fotógrafo), o custo-benefício do drone supera o do método tradicional, além de garantir a melhor entregabilidade do material.

ic-drones-02
Praticidade

Diferentemente dos helicópteros, os drones – por serem mais compactos – conseguem captar imagens em ângulos na qual um helicóptero jamais conseguiria, além de também atingir grandes altitudes.

Outro benefício está relacionado a entregabilidade do material. Muitas vezes, a pequena aeronave já conta com conectividade. Essa função permite o compartilhamento do material gravado com muito mais rapidez e, na grande maioria, em tempo real.

ic-drones-03
Segurança

Esse é outro fator especial dos drones. Em comparação ao processo de captação de imagens por helicóptero, a segurança adquirida junto aos drones é de extrema importância ao contratar esse serviço.Controlado remotamente, não há a necessidade de fotógrafos ficaram “pendurados”, buscando o melhor enquadramento da foto. O mesmo pode ser feito com pequenos ajustes diretamente do solo. Além disso, pelo tamanho compacto, os riscos de colisões ou quedas da aeronave são muito menores, já que a mesma possui sistema de estabilização.

Controlado remotamente, não há a necessidade de fotógrafos ficaram “pendurados”, buscando o melhor enquadramento da foto. O mesmo pode ser feito com pequenos ajustes diretamente do solo. Além disso, pelo tamanho compacto, os riscos de colisões ou quedas da aeronave são muito menores, já que a mesma possui sistema de estabilização.

Principais aplicações dos drones no segmento:

Dentro do segmento, os drones desempenham funções importantes juntos às equipes envolvidas, desde o início da obra até a sua finalização e entrega. Confira abaixo alguns exemplos de aplicações:


ic-drone-aplic-01

Mapeamento do terreno:

Ao iniciar um projeto, é feito o mapeamento topográfico do local (aerofotogrametria, na linguagem técnica). Para isso, costumam-se realizar imagens aéreas do terreno para identificar todos os aspectos do solo. Nessa etapa, são registradas as metragens totais do espaço e suas delimitações, o que colabora para que ela seja certificada com mais facilidade.

Posteriormente, essas informações são utilizadas para criação de mapas digitais, orçamentos de pré-moldados, além do alinhamento de pontos de drenagem ou locais onde serão feitas escavações, por exemplo.

Sendo assim, a atuação do drone se torna uma opção ideal e ágil para fornecer informações de maneira prática, precisa e mais rápida.


ic-drone-aplic-02

Monitoramento e inspeção no canteiro de obras:

Os drones já agregam muito valor nas etapas iniciais, porém, durante a execução do projeto, essas aeronaves podem desempenhar um papel importante junto ao avanço da obra.

Com as imagens aéreas, os profissionais conseguem comparar remotamente o andamento da obra com o projeto aprovado, isso através das análises dos ortomosaicos. Esses voos podem ser periódicos, a fim de acompanhar cada etapa da obra.

Inspeções também podem ser realizadas com o uso dos drones. Através de voos sobre o canteiro de obras, é possível realizar análises estruturais e garantir que toda a obra esteja dentro da normalidade. Isso traz mais segurança e possibilita um reparo mais rápido, em caso de ser identificado algum problema.

Outra possibilidade dos drones, desta vez relacionada à segurança da equipe profissional, é fazer a verificação de todos os trabalhadores enquanto ao uso correto de EPIs e EPCs.


ic-drone-aplic-03

Fotografias do projeto para divulgação:

Conforme a obra vai chegando ao fim, chega a hora de realizar a entrega e, consequentemente, as divulgações do projeto por parte da construtora. Nesta etapa, as imagens capturadas pelos drones suprem as mais variadas demandas.

Normalmente, as fotos (ou vídeos) demonstram uma visão panorâmica do espaço, sobrevoando a construção finalizada com muito mais facilidade e detalhes, gerando imagens que não poderiam ser feitas com helicóptero, por exemplo.

Nessa questão, imagens que mostram a evolução do andamento da obra – para divulgação externa – também são geradas durante o andamento da mesma. Em alguns casos, criando vídeos em timelapse que mostram todo o trabalho no canteiro em poucos segundos.

Um canteiro de obras, que aparenta ser de um condomínio de prédios, mostra diversos blocos residenciais ainda em fase de construção. Materiais/insumos para construção e guindastes podem ser vistos na imagem.

As câmeras acopladas aos drones são capazes de gerar foto de alta qualidade (Foto: Reprodução/iStock).

Atualmente no mercado é possível encontrar diversos profissionais ou agências especializadas em ofertar este tipo de serviço. Verifique a demanda e analise as possibilidades que o profissional a ser contratado tem a oferecer e contribuir com o projeto.

Porque construir é realizar!

Andar em paralelo com a tecnologia é essencial para garantir o sucesso e aprimoramento no canteiro de obras. Optar por elementos que trarão segurança e qualidade também é sinônimo de sucesso!

Por isso, quando o assunto é insumo para alvenaria na construção, escolha a Cerâmica Ermida, empresa com mais de 50 anos de tradição e tecnologia avançada, referência no mercado de materiais de construção.

Sua linha é completa com diversas opções de blocos estruturais, blocos de vedação e canaletas cerâmicas para sua obra. As peças seguem as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que garante ainda mais segurança para o projeto.

  • Os detalhes da certificação da Cerâmica Ermida você confere em um artigo especial do blog,clique aqui.

Se você gostou do conteúdo e quer aproveitar para conhecer a Cerâmica Ermida, tire suas dúvidas e entre em contato com o time de especialistas, pronto para lhe atender, e faça já a sua cotação sem compromisso!