Bloco de cerâmica x bloco de concreto: compare e saiba qual utilizar

Conheça todas as vantagens e desvantagens que os dois materiais oferecem e faça uma escolha informada antes de começar a sua obra

O mercado de materiais de construção oferece uma infinidade de opções e, às vezes, alguns itens parecem tão similares que acabam confundindo o consumidor. Por isso, na hora de planejar uma obra, é provável que surja a dúvida sobre qual tipo de bloco estrutural utilizar para construir as paredes.

No Brasil, as variedades mais empregadas são o bloco de cerâmica e o bloco de concreto, mas você sabe quais são as diferenças entre eles e quando vale a pena utilizar cada um deles?

Para que a sua decisão seja mais fácil de tomar, preparamos um guia com todos os benefícios e desvantagens dos dois. Continue lendo e descubra qual é o melhor produto para você!

Bloco de cerâmica

Este tipo é fabricado de argila e, em seguida, queimado em um forno, para que adquira maior resistência. Os blocos cerâmicos estão disponíveis nos mais diversos tamanhos e podem exercer várias funções na construção civil.
Sobretudo, existem modelos que servem para vedação, isto é, para utilização em paredes que vedam a casa ou compartimentam ambientes internos, bem como os que exercem função estrutural, de suporte. Clique aqui para saber mais sobre alvenaria de vedação e estrutural.

Vantagens do bloco de cerâmica estrutural

• Apresenta maior variedade de tamanhos, modelos e disposições dos furos;
• Permite maior isolamento térmico, ou seja, dificulta que as paredes esquentem no verão e que o calor interno se dissipe no inverno;
• Possui melhor custo-benefício, visto que precisa de menos argamassa e reboco;
• Absorve menos água, melhorando a produtividade;
• É mais leve e, por consequência, mais fácil de descarregar do caminhão e de transportar dentro do canteiro de obras.

Desvantagens

• Apresenta menor resistência mecânica;
• É mais frágil e, por isso, quebra com maior frequência se não for manejado corretamente.

Bloco de concreto

Por outro lado, os blocos de concreto são produzidos com cimento, água, agregados e aditivos que garantem a sua resistência. Descubra os prós e contras desse material a seguir!

Vantagens do bloco de concreto

• Oferece bom isolamento acústico, funcionando como uma barreira de som;
• Como é mais duro, é mais difícil de quebrar e, assim, gera menor quantidade de entulho;
• Permite o aumento da resistência por meio da adição de cimento à argamassa.

Desvantagens do bloco de cerâmica estrutural

• A variedade de tipos e formatos é mais limitada, permitindo menos funções;
• Absorve mais água, então, o assentamento precisa ser interrompido em dias chuvosos, diminuindo a produtividade;
• Seu transporte é mais difícil de ser feito, porque é mais pesado.

Comparativo

A fim de tornar as diferenças entre os materiais mais fácil de visualizar, preparamos um infográfico em que o bloco de cerâmica e o bloco de concreto são comparados. Levamos em conta o transporte e manuseio de blocos necessários para a construção de 450 m² de alvenaria. Confira!

 

Conclusão

Em síntese, os blocos estruturais cerâmicos são mais leves. Dessa forma, sua utilização facilita a execução, o manuseio e a logística tanto do descarregamento quanto da distribuição ainda no canteiro de obras, se comparados aos blocos de concreto.

Ademais, o bloco de cerâmica demanda menos tempo para ser assentado e, como resultado, confere maior rapidez e economia à construção.

Então, quer o melhor para a sua obra? A Cerâmica Ermida oferece uma grande variedade de blocos de cerâmica para atender às necessidades da sua obra. Produzimos blocos estruturais, de vedação, para canaletas e especiais com alto padrão de qualidade e ótimo custo-benefício. Fale conosco e faça agora mesmo seu orçamento sem compromisso!

Fontes:
_https://pt.wikipedia.org/wiki/Alvenaria
_Execução de Alvenaria Estrutural Racionalizada em Blocos de Concreto, Manual Técnico, 1ª edição, Agosto/2014, Melo Alvenaria

Recommended Posts