Construção sustentável: por que o bloco de cerâmica é a opção ideal?

Apostar na sustentabilidade ajuda a preservar a natureza, ao mesmo tempo em que gera economia. Confira maneiras de minimizar o impacto ambiental da sua obra

A construção civil é uma área que, desde sua origem, utiliza os recursos naturais em grande escala. Entretanto, com uma maior conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente, bem como um aumento da preocupação com as mudanças climáticas, a busca por métodos e materiais que priorizam a sustentabilidade se tornou praticamente uma tendência nos últimos anos.

No texto a seguir, você vai descobrir maneiras práticas para diminuir os impactos ambientais da sua obra, além de conferir os motivos pelos quais o bloco de cerâmica é ideal para realizar uma construção sustentável. Saiba mais!

Evite desperdícios

Antes de tudo, uma construção sustentável tem o objetivo de reduzir o consumo de energia e minimizar o desperdício. É inevitável que, durante uma obra, ocorra uma pequena perda de material de construção, visto que eles podem sofrer danos ou no seu transporte ou no seu manuseio.

Contudo, contratar profissionais experientes – tanto arquitetos para realizar o projeto com clareza quanto pedreiros para executá-lo com perícia – é uma forma eficaz de evitar refações e aproveitar os produtos ao máximo. De maneira idêntica, calcular a quantidade de materiais necessários com a maior precisão possível antes de ir às compras ajuda a diminuir desperdícios.

Recicle e reutilize

As práticas de sustentabilidade também incluem o uso de materiais reciclados, bem como o reaproveitamento de itens que seriam jogados fora. Se vai reformar sua casa, que tal listar todos os itens que podem ser reutilizados no novo projeto? Caso precise de madeira para a construção, por que não escolher a de demolição? Além de serem opções benéficas para o meio ambiente, tratam-se de ótimas maneiras para economizar na sua obra.

Aposte no bloco cerâmico para manter a construção sustentável

Utilizar materiais de construção ecologicamente corretos é outra forma prática de aplicar a sustentabilidade na sua obra. E, de acordo com um estudo da consultoria ambiental Quantis, do Canadá, o uso de blocos estruturais cerâmicos emite menos gás carbônico na atmosfera e consome menos água, se comparados aos blocos e paredes de concreto. Saiba mais!

Infográfico
Veja a comparação e os números, através dos gráficos abaixo:

 

Aquecimento global

O CO2, gás carbônico ou dióxido de carbono é um dos gases que mais contribui para o efeito estufa. Isso porque o composto, quando presente em excesso na atmosfera, absorve parte dos raios solares e os redistribui na forma de radiação, influenciando no aquecimento global. Desse modo, uma construção sustentável busca diminuir a emissão de CO2 e é aí que os blocos de cerâmica entram.

Só para exemplificar, a construção de uma casa padrão de 36m², do Minha Casa Minha Vida, feita com parede de concreto, lança na atmosfera 12 toneladas de gás carbônico. Agora, se esse imóvel for feito com blocos de concreto, será responsável por uma emissão de 6 toneladas de CO2. Por outro lado, se forem utilizados blocos cerâmicos na construção, serão emitidas apenas 2 toneladas do dióxido de carbono, resultando em um menor impacto ambiental.

Consumo de água

A economia de água é mais uma preocupação que deve ser levada em conta em uma construção sustentável. Vamos voltar ao nosso exemplo da construção de uma casa de 36 m²: se as paredes forem de concreto, haverá um consumo de 158 m³ de água. Na opção com blocos de concreto, a construção precisará de 71 m³. Caso escolha a opção mais ecológica e utilize os blocos de cerâmica, serão consumidos apenas 25 m³ de água para concluir o imóvel.

Escolha a Cerâmica Ermida

Na Cerâmica Ermida você encontra blocos cerâmicos com selo de qualidade, ótimo custo-benefício e alto comprometimento com o meio ambiente. Em primeiro lugar, nossos produtos são fabricados com matéria-prima natural e a exploração da argila é regulada e aprovada pelos órgãos municipais, estaduais e federais.

Além disso, realizamos a recuperação do local explorado por meio do plantio de mudas de árvores nativas. Até o momento, já somos responsáveis por uma área de reflorestamento com mais de trinta mil árvores de cerca de 80 espécies diferentes.

Em segundo lugar, o cavaco de madeira utilizado como combustível para a queima de nossos blocos de cerâmica é fornecido por empresas especializadas em reaproveitamento: elas fazem o recolhimento de resíduos de madeiras de obras, embalagens industriais e pallets em toda a grande São Paulo. O material passa por beneficiamento e é transformado em cavaco, evitando a necessidade do corte de novas árvores.

Em terceiro lugar, todos os resíduos gerados pela fábrica da Cerâmica Ermida são inertes e, por isso, podem ser moídos e retornados para o processo produtivo, minimizando o desperdício.

Por fim, nossa empresa também é certificada pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo e possui o selo Madeira Legal. Por meio da reposição florestal, garantimos o suprimento futuro e prevenimos a escassez de matéria-prima florestal.

 

Procura blocos de cerâmica para a sua construção sustentável? Entre em contato  para solicitar o seu orçamento!

 

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=Kdvn8lDJy4Q
https://www.youtube.com/watch?v=mJzNvK89Ipw&list=PLytLN30w_R3ZHfQwgWqoa90wD__RBVWHR

Recommended Posts