blog-post-canaletas

Canaletas são essenciais para reforçar a estrutura. Entenda o porquê!

Você sabe a melhor forma de lidar com a concentração de cargas nas aberturas da alvenaria estrutural? Confira como usar canaletas de cerâmica!

Sempre que há uma abertura na construção de uma parede, é necessário incluir um reforço na estrutura. Apesar de muitos pedreiros utilizarem madeira nesse processo, as canaletas de cerâmica são mais baratas e práticas.

Por isso, o décimo vídeo da série “Erros que você não pode cometer na sua obra” fala da função das canaletas na alvenaria estrutural. A engenheira civil Marcia Mello explica a importância dessa peça e a forma correta de usá-la.

O que são canaletas?

Em resumo, são peças de cerâmica em forma de “U” ou de “J”. Elas servem para fazer reforços na alvenaria estrutural quando há uma abertura.

“Então, você está fazendo a sua parede e precisa abrir uma porta ou uma janela. Há uma concentração de tensões ali. Para resistir a esses esforços adicionais que são criados nas aberturas, enrijecemos a parte de baixo e a de cima da janela. Chamamos essas estruturas de contravergas e vergas, respectivamente”, explica Marcia.

Como usar canaletas?

A canaleta, então, serve como forma. “Passamos uma armadura dimensionada de acordo com o tamanho do vão. Depois, vamos encher com o mesmo graute que usamos nos furos verticais”, afirma a especialista.

Assim, quanto maior for a abertura, maior será a ferragem. Para vãos maiores, aliás, pode ser necessário criar uma viga dentro das canaletas.

Quando usar canaletas?

“Esse enrijecimento das laterais da janela tem que passar, no mínimo, uma peça para cada lado. Quando há várias janelas, o ideal é passar uma fiada inteira de canaletas”, diz Marcia Mello. De acordo com ela, o mesmo deve ser feito em cima das portas.

Essas estruturas precisam ainda ser usadas na última fiada da alvenaria. Afinal, é ela que vai receber a laje. Assim, a função dessa camada é receber as cargas e distribuí-las por toda a extensão da parede. Esse transpasse é importante para fazer o travamento.

Por que escolher a Cerâmica Ermida?

Com mais de 50 anos de experiência, a Cerâmica Ermida produz blocos cerâmicos com ótima qualidade e bom custo-benefício. A fim de atender todas as necessidades da sua construção, temos canaletas compensadoras, em forma de U e de J em vários tamanhos diferentes.

Além disso, todos os nossos produtos seguem a norma de desempenho, o que garante seu alto padrão. Assim sendo, faça ainda hoje o orçamento para a sua obra!