blog-post-acabamento

Acabamento de parede em bloco cerâmico: veja o que usar e como fazer

Terminou a construção da alvenaria estrutural na sua obra? Então, aprenda o jeito certo de realizar acabamento de parede feita com blocos de cerâmica!

O acabamento de parede é um passo importante de qualquer obra. Não só porque é uma parte que ficará visível, mas também para garantir uma boa durabilidade da alvenaria. Por isso, é essencial escolher os materiais certos e executar os procedimentos da maneira correta.

Dessa maneira, o décimo vídeo da série “Erros que você não pode cometer na sua obra” é sobre esse assunto. Veja as dicas da engenheira civil Marcia Melo e, em seguida, um especial que preparamos com boas práticas de finalização!

O que é acabamento de parede?

Em suma, trata-se do processo de finalização e aperfeiçoamento da alvenaria. Nele, são aplicadas camadas de massa sobre a parede já pronta a fim de garantir um melhor aspecto e uma maior vida útil.

Em primeiro lugar, ela recebe o chapisco, responsável por melhorar a aderência da superfície. Logo após, é a vez do emboço, que regulariza e impermeabiliza. Por fim, vem o reboco, que deixa a alvenaria pronta para receber o revestimento.

Como fazer acabamento de parede em bloco cerâmico?

No entanto, quando a alvenaria interna é feita com bloco cerâmico, é possível aplicar o gesso direto sobre a parede, sem preparação. Isso porque a forma de execução da alvenaria é bastante rigorosa. Como resultado, temos uma base muito adequada para receber gesso entre 5 e 7mm. Nessas espessuras, o material é econômico e apresenta bons resultados.

“Na face externa, é possível trabalhar com uma argamassa pigmentada, aplicada também diretamente sobre o bloco. Isso vai acontecer na fase de pintura”, explica Marcia Melo. A profissional alerta, contudo, para escolher um produto de qualidade, que não vá filmar nem descolar.

Quanto à aplicação de placa cerâmica, Marcia afirma ser possível colocar direto sobre o bloco, em vez de usar emboço. “Só que você precisará ter um controle muito mais rigoroso: sua parede tem que estar perfeita e a qualidade do bloco tem que ser excelente”, complementa.

Por fim, a argamassa de assentamento também deve ser preparada com cuidado. Afinal, ela vai além da função de simplesmente colar. Ao mesmo tempo, precisa ajudar a receber as movimentações da base que vão ser transferidas para o revestimento. A fim de tornar a massa mais flexível, você pode acrescentar aditivos.

Fale com a Cerâmica Ermida!

Sem dúvida, o primeiro passo para obter um acabamento de parede duradouro é apostar em blocos cerâmicos de qualidade. Na Cerâmica Ermida, você encontra uma grande variedade de produtos perfeitos para a sua obra. Todos produzidos seguindo uma rígida norma de desempenho. Além disso, oferecemos um ótimo custo-benefício. Entre em contato para saber mais ou faça seu orçamento!