blog-post-juntas

Espessuras de juntas de assentamento: você sabe fazer do jeito certo?

Utilizar uma camada uniforme de 10mm de argamassa entre um bloco cerâmico e outro é essencial para quem quer fugir dos erros que você não pode cometer na sua obra.

Cometer erros durante uma obra é um pesadelo: você acaba perdendo tempo e dinheiro no processo para consertá-lo. Contudo, uma vez que é sempre melhor prevenir do que remediar, com um pouco de conhecimento é possível passar longe da maioria dos imprevistos.

Assim sendo, a Cerâmica Ermida bateu um papo com a engenheira civil Marcia Melo, que é especialista no assunto e vai dar todas as dicas para minimizar as falhas e saber como lidar com elas, mesmo que elas ocorram.

No terceiro vídeo da série “Erros que você não pode cometer na sua obra”, você vai descobrir como é importante utilizar as espessuras de juntas de assentamento corretas:

Não viu o segundo vídeo da série? Clique aqui e fique por dentro dos cuidados necessários na hora de realizar cortes horizontais na parede.

O que são espessuras de juntas de assentamento?

Conforme você utiliza blocos cerâmicos para construir paredes, é essencial realizar uma junta de assentamento com espessura ideal entre uma peça e a outra.

Isso visto que é aquela camada de argamassa a responsável por transmitir o peso, de maneira uniforme, da alvenaria para cada unidade de bloco.

Estudos experimentais comprovaram, ainda, que as espessuras de juntas influenciam na habilidade de absorção de pequenas deformidades, bem como possibilitam compensar possíveis variações dimensionais entre os blocos.

Ou seja, uma argamassa de boa qualidade aplicada por mão-de-obra qualificada e experiente faz toda a diferença para quem quer evitar imprevistos na construção civil.

Que cuidados devem ser tomados?

De acordo com Marcia, a junta horizontal que liga dois blocos precisa ter a espessura ideal de 10mm. Caso essa medida varie muito, tanto para mais quanto para menos, a alvenaria estrutural se torna bem menos resistente.

Isso porque, a cada 3mm de variação nas espessuras de juntas para mais, ocorre uma perda de 15% na resistência à compressão da parede.

Por outro lado, quando essa junta é mais fina, apesar de haver ganho na resistência à compressão, há prejuízo na capacidade de a alvenaria absorver deformação.

Em conclusão, a estrutura pode apresentar problemas no futuro em ambos os casos.

Faça a escolha certa

Utilizar materiais de construção com qualidade certificada é uma boa maneira de evitar os erros que você não pode cometer na sua obra.

Portanto, a Cerâmica Ermida é a opção ideal: temos selo de certificação da Associação da Indústria Cerâmica (Anicer) e produzimos mais de 30 tipos de blocos cerâmicos com alta durabilidade para atender à sua necessidade.

Temos blocos estruturais, de vedação, para canaletas e especiais, todos com o melhor custo-benefício para nossos clientes.

Clique aqui e entre em contato conosco para solicitar o seu orçamento!