Chapisco, emboço e reboco: você sabe a diferença entre eles?

Depois que a alvenaria feita com os blocos da Cerâmica Ermida estiver pronta, o próximo passo é o acabamento da parede. Veja o que é chapisco, emboço e reboco

Quando olhamos para uma parede pronta, é difícil imaginar o número de etapas necessárias para chegar ao resultado final. Antes de tudo, é necessário preparar a base para receber a primeira fiada de blocos de cerâmica, confeccionar a argamassa nas proporções corretas e garantir que tudo esteja nivelado.

Então, quando os blocos já foram assentados e a alvenaria está pronta, chega a hora de realizar o acabamento. E é aí que entram chapisco, emboço e reboco, três camadas de massa que servem para vedar, proteger a edificação e uniformizar a superfície para a pintura. Saiba mais!

Leia também: Como escolher o terreno ideal para construir a sua casa

Para que servem chapisco, emboço e reboco?

Chapisco, emboço e reboco são três camadas de argamassa aplicadas, nessa ordem, sobre os blocos cerâmicos que formam uma parede. Cada uma delas tem sua própria composição e forma de colocação. Juntas, elas servem não só para alisar e revestir a superfície, mas também para criar uma proteção contra agentes externos que possam prejudicar a estrutura.

A tripla camada de revestimento antecede a pintura e é utilizada em áreas secas da edificação, como salas e quartos, por exemplo. Em cozinhas e banheiros, por outro lado, aplicam-se apenas o chapisco e o emboço, assentando a cerâmica logo por cima.

<h2>O que é chapisco?</h2>

Seguindo um cronograma de obra, essa deve ser a primeira etapa do revestimento, feita pelo menos 14 dias depois que o assentamento dos blocos for finalizado. Geralmente, é realizada assim que as instalações hidráulicas e elétricas estiverem finalizadas.

O chapisco, composto de cimento e areia grossa na proporção de 1 para 3, é aplicado sobre o bloco cerâmico, de maneira irregular, a fim de aumentar a aderência da alvenaria

Depois que for preparada, a argamassa é jogada contra a parede, que deve estar limpa, sem poeira e pode ser umedecida para melhorar a penetração e a fixação. Como resultado, você terá uma superfície áspera e com bom atrito para receber as próximas camadas.

O que é emboço?

Em segundo lugar, é feita a aplicação do emboço, pelo menos 3 dias após o chapisco. Com o intuito de nivelar e impermeabilizar a superfície, a argamassa é feita com um traço de 1:2:8 ou 1:2:9 de cimento, cal e areia média.

Semelhantemente ao processo da camada anterior, a massa é jogada na parede úmida com a colher de pedreiro, a uma distância de cerca de 80cm. Em seguida, é comprimida para retirar as bolhas de ar.

O resultado final é uma superfície um pouco menos áspera, mas que ainda oferece aderência suficiente para a colocação de azulejos. Podem ser necessárias mais do que uma demão de emboço, com um intervalo de 24 horas entre a aplicação de uma e de outra.

O que é reboco?

O último passo do acabamento da parede, antes da pintura, é a aplicação do reboco, pelo menos 7 dias depois do emboço. Também chamado de massa fina, ele costuma ser preparado com cal hidratada e areia fina peneirada, em um traço de 1 para 2.

Para aplicar a massa, é necessário umedecer a parede e, utilizando uma empenadeira, fazer movimentos de baixo para cima. São feitas duas demãos a fim de garantir o nivelamento. Cada uma tem espessura entre 2 a 3mm, totalizando 5mm.

Por fim, é necessário aguardar uma cura de pelo menos 21 dias antes de aplicar massa corrida, massa acrílica e tinta na parede.

Chapisco, emboço e reboco com blocos da Cerâmica Ermida

De nada adianta realizar um bom acabamento em uma parede que foi feita com blocos ruins. Assim sendo, é essencial comprar materiais de construção de ótima qualidade para garantir a segurança e a durabilidade da edificação. Por isso, a Cerâmica Ermida é a sua melhor escolha!

Nossos produtos são certificados com o selo PSQ e as paredes construídas com nossos blocos cerâmicos se comportam de acordo com a norma de desempenho. Além disso, oferecemos o melhor custo-benefício do mercado. Fale conosco e solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso!

Recommended Posts