capa-blog-0806

Cortes horizontais na parede: quais cuidados devem ser tomados?

Antes de quebrar a alvenaria estrutural, realizar um planejamento é essencial para que não ocorra nenhum problema. Saiba mais!

Quem trabalha com obras sabe que é inevitável se deparar com imprevistos no decorrer do trabalho. Entretanto, prevendo o que pode dar errado e planejando com antecedência, você evita estourar o orçamento e o prazo de cada etapa da obra, além de minimizar o número de refações.

Dessa forma, a Cerâmica Ermida glifo decidiu conversar com uma especialista, a engenheira civil Marcia Melo, para esclarecer as dúvidas mais comuns de quem está começando uma construção ou uma reforma.

No segundo vídeo da série “Erros que você não pode cometer na sua obra” glifo , você confere os motivos pelos quais é importante tomar cuidados antes de realizar cortes horizontais na parede:

Perdeu o primeiro vídeo da série? Assista aqui glifo e saiba mais sobre a compatibilização dos projetos.

O que são cortes horizontais?

Tratam-se de cortes feitos na alvenaria, não só em paredes que acabaram de ser construídas, como também em prédios que já estão prontos há algum tempo.

Só para exemplificar, esses cortes são realizados, entre outros motivos, a fim de:

  • Acrescentar janelas às paredes externas;
  • Instalar aparelhos de ar condicionado;
  • Conectar ambientes;
  • Ganhar espaço visual;
  • Melhorar a iluminação do cômodo.

Os cortes horizontais na parede devem ser evitados ao máximo, mas, se não for possível, é preciso lançar mão de algumas precauções para garantir que a estrutura da casa permaneça intacta.

Quais cuidados devem ser tomados?

De acordo com Marcia Melo, um dos maiores erros que podem acontecer em uma obra glifo é realizar cortes horizontais nas paredes sem levar em conta a nova distribuição do peso a ser sustentado.

Isso porque, depois que o corte é executado, a transmissão de cargas deixa de existir e a parede fica fragilizada, isto é, com menor resistência à compressão.

Se o corte for feito em alvenaria de vedação glifo ou em uma parede de uma casa térrea, a influência na estrutura em si é mínima. Por outro lado, caso isso ocorra em paredes estruturais ou em um prédio com vários pavimentos, o resultado pode ser um problema grave.

Dessa forma, é imprescindível consultar a planta da edificação e contar sempre com o auxílio de um profissional qualificado, de tal forma que um desmoronamento ou outro tipo de acidente sejam evitados.

Está começando sua obra e precisa de blocos de cerâmica? A Cerâmica Ermida fabrica uma grande variedade de blocos estruturais, de vedação, para canaletas e especiais. Todos os nossos produtos possuem alto padrão de qualidade e excelente custo-benefício. Fale conosco glifo e solicite ainda hoje seu orçamento sem compromisso!