post-blog-bim-criar-projetar-produzir

BIM: uma nova maneira de criar, projetar e produzir objetos

Mostramos anteriormente – através de um infográfico – as características e os benefícios do BIM  (Building Information Modeling, em português: “Modelagem de Informações da Construção”) para a engenharia e arquitetura.

Nesse post, trazemos duas referências importantes, que tratam do tema de forma profissional e esclarecedora.

A primeira é uma iniciativa inédita da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A entidade lançou a coletânea “Implantação BIM para Construtoras e Incorporadoras” – em 5 volumes -, que traz os conceitos e fundamentos, benefícios e modelos do BIM, além de um guia. É um passo a passo completo sobre o assunto.

Confira:

ic-download-bim-criar-projetar-produzir Arquivos (.PDF)

Fundamentos BIM (1), Implementação BIM (2), Colaboração e Integração BIM (3), Fluxos de trabalho BIM (4), Formas e contratação BIM (5) e 10 motivos para evoluir o BIM (Guia)

Download: http://cbic.org.br/bim/ glifo

A segunda é uma indicação, um livro: Manual BIM. A obra, de Chuck Eastman (editora Bookman, de 2013) , é a principal referência internacional na área. Foi escrita para leigos e aborda tudo que os envolvidos em um empreendimento imobiliário precisam saber para a implementação do BIM: o que é, como usá-lo, quais são seus benefícios, usa barreiras, quem tem usado e quais os resultados obtidos.

Saiba mais:

ic-livro-bim-criar-projetar-produzir Livro

Manual de BIM. Um Guia de Modelagem (Português)

Veja mais glifo

Fontes:
Câmara Brasileira da Indústria da Construção glifo
Foto, em Designed by Freepik glifo
Ícones, via Flaticon glifo