post-blog-sustentabilidade

Sustentabilidade e o uso do bloco estrutural cerâmico na construção civil

Segundo um estudo da consultoria ambiental Quantis (do Canadá), o uso de blocos estruturais cerâmicos emite menos gás CO2 na atmosfera e consome menos água, se comparados aos blocos e paredes de concreto.

Aquecimento global
Uma casa padrão, do Minha Casa Minha Vida, de 36 m2, se for construída com parede de concreto, lançará na atmosfera 12 toneladas de gás CO2. No total de 12 milhões de casas, do Programa Minha Casa Minha Vida, serão 24 milhões de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera. Se essa casa for feita com blocos de concreto, cada uma lançará 6 toneladas. Multiplicadas por 12 milhões de casas, representarão 12 milhões de toneladas. Se você escolher os blocos cerâmicos, serão apenas 2 toneladas COpor casa; 4 milhões de toneladas no total. A diferença equivale a 14 meses de emissões de CO2 da cidade de São Paulo.

Consumo de água
Uma casa padrão, do Minha Casa Minha Vida, de 36 m2, se for construída com parede de concreto, consumirá 158 m3 de água. No total de 12 milhões de casas, do Programa Minha Casa Minha Vida, serão serão 316 milhões de m3 de água a menos no planeta. Se essa casa for feita com blocos de concreto, cada uma consumirá 71 m3. Multiplicadas por 12 milhões de casas, representarão 143 milhões. Se você utilizar os blocos cerâmicos, serão consumidos apenas 25 m3 de água para cada casa.

Infográfico
Veja a comparação e os números, através dos gráficos abaixo:

infografico-sustentabilidade

 

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=Kdvn8lDJy4Q
https://www.youtube.com/watch?v=mJzNvK89Ipw&list=PLytLN30w_R3ZHfQwgWqoa90wD__RBVWHR